Carregando...
JusBrasil - Política
24 de abril de 2014

Umei São João e Espaço BH Cidadania Vila Fátima são inaugurados

Publicado por Prefeitura de Belo Horizonte (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Como parte das comemorações do aniversário de 112 de Belo Horizonte, a população do Aglomerado da Serra foi beneficiada com a entrega da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) São João, na Vila Nossa Senhora de Fátima, e com o espaço BH Cidadania Vila Fátima. Participaram do evento o prefeito Marcio Lacerda, sua mulher, Regina Lacerda, os secretários municipais de Políticas Urbanas, Murilo Valadares, de Políticas Sociais, Jorge Nahas, da regional Centro-Sul, Fernando Cabral, e as secretárias de Educação, Macaé Evaristo, e de Assistência Social, Elizabeth Leitão. Juntos, os novos equipamentos receberam investimentos de cerca de R$ 4,6 milhões. Segundo Marcio, este é um momento muito especial no contexto das comemorações dos 112 anos da cidade. "Inaugurar estes equipamentos é uma experiência vitoriosa no aspecto social, educacional e econômico", afirmou.

Vinculada à Escola Municipal Professor Edson Pisani, a nova Umei entrou em funcionamento em agosto deste ano e tem capacidade de atendimento para 440 crianças de até seis anos. A Umei possui 13 salas de aula, berçário, fraldário, refeitório, sala multiuso e parquinho e oferece atividades especiais para bebês de até um ano. A unidade também possui turmas em período integral. Atualmente, são atendidas 22 turmas, sendo oito em horário integral e 14 com atendimento parcial. O quadro de pessoal inclui 43 educadores.

De acordo com a vice-diretora Daniela Cristina de Melo, o diferencial desta Umei está no número de turmas em horário integral. "Esta foi uma demanda da população que não tinha onde deixar seus filhos para trabalharem. Agradeço a cada pai e mãe que confia em todos os educadores desta unidade para cuidarem de seus filhos" , afirmou.

Para Macaé Evaristo, esta Umei é um sonho de muitas famílias do Aglomerado da Serra. "Este é um projeto coletivo muito importante porque, para garantir educação de qualidade, precisamos construir uma rede. É isso que vemos nessa comunidade", destacou.

BH Cidadania

Em funcionamento desde outubro, o Espaço BH Cidadania Vila Fátima já beneficia cerca de 300 famílias. O espaço conta com uma academia para exercícios físicos, sala de computadores para inclusão digital dos moradores, cozinha para aulas de culinária, salas para prática de atividades coletivas e uma área verde. Também há um local para o atendimento aos moradores beneficiários de programas sociais. O Espaço abriga também uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

São ofertadas também oficinas de socialização infanto-juvenil, de jovens e de cultura, grupos de convivência de idosos, Casa do Brincar, educação para o consumo, plantio alternativo, Educação de Jovens e Adultos, Telecentro, Programa de Inclusão Digital, Academia da Cidade e Oficinas de Esporte.

Na avaliação de Elizabeth Leitão, o Espaço BH Cidadania é um lugar de construção de cidadania plena. "Integramos todas as políticas sociais em favor da criança, do idoso e do jovem. É um espaço de convivência, de recuperação de laços e de reconhecimento".

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-b-horizonte.jusbrasil.com.br/politica/4290041/umei-sao-joao-e-espaco-bh-cidadania-vila-fatima-sao-inaugurados